E.M.E.F.
“VIDA NOVA”
POMBAL
– PARAÍBA
MARIA
JOSÉ ALVES DE MEDEIROS
5°
ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
PRATICANDO
O RACIOCÍNIO LÓGICO
Pombal,
10 de julho de 2011
PROBLEMÁTICA
Todo professor anseia
ter um trabalho bem desenvolvido junto com sua sala de aula. Não é diferente
com nossa turma do 5° ano. Durante os planejamentos semanais, o corpo docente
de nossa escola sempre discute sobre o déficit
de aprendizagem que vem ocorrendo a cada ano. Por mais que se busque
novas estratégias, por mais que o ensino nas escolas públicas comece mais cedo,
há um declive nas metas alcançadas por todas as turmas. É possível perceber
claramente que este problema não está
restrito a nossa escola mas a toda Rede Pública de Ensino no nosso
país.Confesso que sinto grande
preocupação, vejo que a qualidade dos profissionais das escolas públicas não
deixa nada a desejar aos das escolas privadas; mas é inegável a diferença de
domínio de conteúdos dos alunos das mesmas. Vejo o compromisso meu e de meus
colegas para tentar amenizar ou facilitar a aprendizagem para nossos alunos e
muitos de nós renuncia muitos momentos
da vida particular para pesquisar
experiências e metodologias a serem adaptadas às nossas, às nossas salas de
aula. No entanto, muitas vezes é angustiante perceber que várias tentativas não
progridem como desejamos. A troca de experiências nos ajuda e nos dá forças para continuar
tentando. Vejo que enquanto estivermos tentando é porque acreditamos em nós, em
nosso trabalho, na educação do país...mas principalmente acreditamos na
capacidade de nossos alunos.
Uma das grandes preocupações, principalmente este ano para
nós, é de preparar os alunos para realizar a Prova Brasil que acontece em
novembro deste. E sabemos que em seus vários descritores, tanto para português
quanto para matemática é primordial o raciocínio lógico.
JUSTIFICATIVA
Vendo que vários alunos do 5° ano da E.M.E.F. “Vida
Nova” demonstram um certo domínio na leitura de textos e contas matemáticas,
mas há uma grande dificuldade na compreensão e contextualização daquilo que
lêem é claro que isto acarreta graves
problemas, não só para a disciplina de matemática, mas ocasiona uma visível
perda a todas as outras disciplinas do currículo escolar.
Despertar o raciocínio lógico e a concentração através
de oficinas é uma forma utilizada no 5°
ano da E.M.E.F. “Vida Nova” para tentar
promover momentos onde haja desenvolvimento e aperfeiçoamento das
capacidades de entendimento destas
informações para gerar oportunidades pessoais no aluno, levando-o a
analisar informações cotidianas, percebendo e gerando possibilidades de interpretar o mundo.Sabe-se
que não se trata de nada extraordinário, mas são ações voltadas à tentativa de
melhoria do ensino.
De
primeiro momento, pode parecer um mister de conteúdos, porém está claro que o
experimento prático amplia as possibilidades de
raciocínio lógico, onde o aluno ao manipular situações e vivências pode adquirir e
aperfeiçoar suas capacidades para criar estratégias próprias. Desejo que ao
trabalhar a criatividade em suas diversas formas ela ajude meus alunos captar melhor as informações e que desta
forma ele possa ter mais domínio durante a semana, e perceba que o
conhecimento se apresenta de várias formas e que em cada um há varias
possibilidades de explorar. Ou seja, que meu aluno perceba que é capaz de aprender, de superar
dificuldades. Se conhecer e encontrar seu próprio “jeitinho de fazer”. Desejo
que perceba e pense:”Ah! Deste jeito eu aprendo melhor! Que ele mesmo vá
trilhando seu caminho...Que seja capaz de refletir.
OBJETIVOS GERAIS
·
Promover o raciocínio lógico,
concentração, domínio das possibilidades de compreensão em relação ao
conhecimento de mundo.
·
Sentir-se habilitado para: ler,
interpretar, calcular, desenvolver e criar estratégias de conhecimento.
·
Promover a socialização entre a turma.
Específicos
·
Amenizar os problemas de compreensão e
de informações contidas em informações
cotidianas;
·
Ter contato prático com antigas e novas
regras para facilitar a compreensão
lógico-matemática dos conteúdos escolares;
·
Refletir e ser capaz de criar
estratégias sobre questões de raciocínio, de modo a ponderar as possíveis
formas de resolução de atividades;
·
Perceber que um entendimento pode ser
escrito de várias formas, com o mesmo sentido;
·
Sentir-se apto a expor seus pensamentos;
·
Ser capaz de analisar várias
alternativas, compreendendo-as;
DURAÇÃO:
De
março a junho, durante as sextas-feiras.
CONTEÚDO:
Raciocínio lógico.
1°
oficina
|
2°
oficina
|
3°
oficina
|
4° oficina
|
5°oficina
|
Metodologia:
*Ditado
de fatos.
*Colagem das propriedades de acordo com os fatos.
*Apresentação
de algumas formas geométricas.
*Utilização
de tabela com formas geométricas para trabalhar multiplicação;
*Pesquisa
em dicionário sobre multiplicação.
|
Metodologia:
*Confecção de tabela com tabuada de multiplicação;
*Recorte
colagem.
|
Metodologia:
*Folheto
comercial de lojas de eletrodomésticos.
*Ditado
com gravuras;
*Pesquisa
relacionada ao preço dos produtos;
*Problemas
em grupo utilizando as quatro operações;
|
Metodologia:
Utilização
de jogos matemáticos
|
Metodologia:
Manuseio
de quebra-cabeça geométrico
|
Ações
Didáticas:
*Escrever
corretamente os fatos ditados;
*Saber
qual a propriedade relacionada a cada fato;
*Identificar
e nomear algumas figuras geométricas;
*Calcular
perímetros das figuras, atribuindo valores;
*Aumentar
o conhecimento do conceito de multiplicação através de pesquisa em
dicionário.
|
Ações
Didáticas:
*Preencher
a tabela da multiplicação com numerais recortados e colá-los;
|
Ações
Didáticas:
*Identificar
produtos
*Localizar
informações explícitas do folheto.
*Calcular
o valor dos produtos mais caros e os mais baratos, fazendo diferença de
preços.
*Listar
nomes dos produtos.
*Confeccionar
panfleto com produtos de seu interesse e apresentá-lo ao grupo.
|
Ações
Didáticas :
*Fazer
breve explanação sobre as regras dos
jogos, reproduzindo-as oralmente para os colegas.
*Jogar
de acordo com as regras previstas.
*Orientar
os demais colegas em relação aos jogos.
|
Ações
Didáticas :
*Observar
as gravuras e completar tabela determinando a área e o perímetro de cada uma;
*Montar
corretamente o quebra-cabeça de modo a formar um quadrado.
|
6ªoficina
|
7ª
oficina
|
Metodologia :
Pesquisas,
entrevistas,
Confecção
de cartazes, decoração da sala de aula, correio elegante, apresentação de
receitas juninas, apresentação de comidas típicas.
|
Metodologia:
Produção
de paródia.
|
Ação
Didática:
*Apresentar
aos colegas as pesquisas realizadas;
*Fazer
explanação através de cartazes;
*Escrever
e ler mensagens utilizando o correio elegante;
*Demonstrar
capacidade de organização ao ornamentar a sala;
*Apresentar
receitas e comidas típicas juninas.
|
Ação
Didática:
*Ler,
cantar paródias matemáticas;
*Ouvir
e cantar música escolhida pela turma;
*Produzir
paródia matemática (em dupla, depois coletivas, juntando as melhores
idéias)da música escolhida .
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário