sexta-feira, 20 de julho de 2012


E.M.E.F. “VIDA NOVA”
POMBAL – PARAÍBA
MARIA JOSÉ ALVES DE MEDEIROS
5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL





PRATICANDO O RACIOCÍNIO LÓGICO
















Pombal, 10 de julho de 2011
PROBLEMÁTICA
 Todo professor anseia ter um trabalho bem desenvolvido junto com sua sala de aula. Não é diferente com nossa turma do 5° ano. Durante os planejamentos semanais, o corpo docente de nossa escola sempre discute sobre o déficit  de aprendizagem que vem ocorrendo a cada ano. Por mais que se busque novas estratégias, por mais que o ensino nas escolas públicas comece mais cedo, há um declive nas metas alcançadas por todas as turmas. É possível perceber claramente que este problema  não está restrito a nossa escola mas a toda Rede Pública de Ensino no nosso país.Confesso que  sinto grande preocupação, vejo que a qualidade dos profissionais das escolas públicas não deixa nada a desejar aos das escolas privadas; mas é inegável a diferença de domínio de conteúdos dos alunos das mesmas. Vejo o compromisso meu e de meus colegas para tentar amenizar ou facilitar a aprendizagem para nossos alunos e muitos de nós renuncia  muitos momentos da  vida particular para pesquisar experiências e metodologias a serem adaptadas às nossas, às nossas salas de aula. No entanto, muitas vezes é angustiante perceber que várias tentativas não progridem como desejamos. A troca de experiências  nos ajuda e nos dá forças para continuar tentando. Vejo que enquanto estivermos tentando é porque acreditamos em nós, em nosso trabalho, na educação do país...mas principalmente acreditamos na capacidade de nossos alunos.
Uma das grandes  preocupações, principalmente este ano para nós, é de preparar os alunos para realizar a Prova Brasil que acontece em novembro deste. E sabemos que em seus vários descritores, tanto para português quanto para matemática é primordial o raciocínio lógico.


JUSTIFICATIVA
Vendo que vários alunos do 5° ano da E.M.E.F. “Vida Nova” demonstram um certo domínio na leitura de textos e contas matemáticas, mas há uma grande dificuldade na compreensão e contextualização daquilo que lêem é claro que isto  acarreta graves problemas, não só para a disciplina de matemática, mas ocasiona uma visível perda a todas as outras disciplinas do currículo escolar.
Despertar o raciocínio lógico e a concentração através de oficinas  é uma forma utilizada no 5° ano da  E.M.E.F. “Vida Nova”  para tentar  promover momentos onde haja desenvolvimento e aperfeiçoamento das capacidades de entendimento destas  informações para gerar oportunidades pessoais no aluno, levando-o a analisar informações cotidianas, percebendo e gerando  possibilidades de interpretar o mundo.Sabe-se que não se trata de nada extraordinário, mas são ações voltadas à tentativa de melhoria do ensino.
De primeiro momento, pode parecer um mister de conteúdos, porém está claro que o experimento prático amplia as possibilidades de  raciocínio lógico, onde o aluno ao manipular  situações e vivências pode adquirir e aperfeiçoar suas capacidades para criar estratégias próprias. Desejo que ao trabalhar a criatividade em suas diversas formas ela ajude meus alunos  captar melhor as informações e que desta forma ele possa  ter mais  domínio durante a semana, e perceba que o conhecimento se apresenta de várias formas e que em cada um há varias possibilidades de explorar. Ou seja, que meu aluno perceba  que é capaz de aprender, de superar dificuldades. Se conhecer e encontrar seu próprio “jeitinho de fazer”. Desejo que perceba e pense:”Ah! Deste jeito eu aprendo melhor! Que ele mesmo vá trilhando seu caminho...Que seja capaz de refletir.


                                     OBJETIVOS GERAIS

·         Promover o raciocínio lógico, concentração, domínio das possibilidades de compreensão em relação ao conhecimento de mundo.
·         Sentir-se habilitado para: ler, interpretar, calcular, desenvolver e criar estratégias de conhecimento.
·         Promover a socialização entre a turma.

 Específicos
·         Amenizar os problemas de compreensão e de informações contidas em  informações cotidianas;
·         Ter contato prático com antigas e novas regras para facilitar a compreensão  lógico-matemática dos conteúdos escolares;
·         Refletir e ser capaz de criar estratégias sobre questões de raciocínio, de modo a ponderar as possíveis formas  de resolução de atividades;
·         Perceber que um entendimento pode ser escrito de várias formas, com o mesmo sentido;
·         Sentir-se apto a expor seus pensamentos;
·         Ser capaz de analisar várias alternativas, compreendendo-as;



                                                     DURAÇÃO:

De março a junho, durante as sextas-feiras.

CONTEÚDO:
Raciocínio lógico.


1° oficina
2° oficina
3° oficina
4°  oficina
5°oficina
Metodologia:
*Ditado de fatos.
*Colagem  das propriedades de acordo com os fatos.
*Apresentação de algumas  formas geométricas.
*Utilização de tabela com formas geométricas para trabalhar multiplicação;
*Pesquisa em dicionário sobre multiplicação.



Metodologia:
*Confecção  de tabela com tabuada de multiplicação;
*Recorte colagem.
Metodologia:
*Folheto comercial de lojas de eletrodomésticos.
*Ditado com gravuras;
*Pesquisa relacionada ao preço dos  produtos;
*Problemas em grupo utilizando as quatro operações;


Metodologia:
Utilização de jogos  matemáticos

Metodologia:
Manuseio de quebra-cabeça geométrico
Ações Didáticas:
*Escrever corretamente os fatos ditados;
*Saber qual a propriedade relacionada a cada fato;
*Identificar e nomear algumas figuras geométricas;
*Calcular perímetros das figuras, atribuindo valores;
*Aumentar o conhecimento do conceito de multiplicação através de pesquisa em dicionário.

Ações Didáticas:
*Preencher a tabela da multiplicação com numerais recortados e colá-los;

Ações Didáticas:
*Identificar produtos
*Localizar informações explícitas do folheto.
*Calcular o valor dos produtos mais caros e os mais baratos, fazendo diferença de preços.
*Listar nomes dos produtos.
*Confeccionar panfleto com produtos de seu interesse e apresentá-lo ao grupo.

Ações Didáticas :
*Fazer breve explanação  sobre as regras dos jogos, reproduzindo-as oralmente para os colegas.
*Jogar de acordo com as regras previstas.
*Orientar os demais colegas em relação aos jogos.

Ações Didáticas :
*Observar as gravuras e completar tabela determinando a área e o perímetro de cada uma;
*Montar corretamente o quebra-cabeça de modo a formar um quadrado.

6ªoficina
7ª oficina
Metodologia :
Pesquisas, entrevistas,
Confecção de cartazes, decoração da sala de aula, correio elegante, apresentação de receitas juninas, apresentação de comidas típicas.
Metodologia:
Produção de paródia.
Ação Didática:
*Apresentar aos colegas as pesquisas realizadas;
*Fazer explanação através de cartazes;
*Escrever e ler mensagens utilizando o correio elegante;
*Demonstrar capacidade de organização ao ornamentar a sala;
*Apresentar receitas e comidas típicas juninas.

Ação Didática:
*Ler, cantar paródias matemáticas;
*Ouvir e cantar música  escolhida pela turma;
*Produzir paródia matemática (em dupla, depois coletivas, juntando as melhores idéias)da música escolhida .









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