Projeto Chapeuzinho Vermelho
Estrutura Curricular
Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de ensino e aprendizagem |
Dados da Aula
O trabalho será realizado entre crianças de 5 e 6 anos para estes estejam aptos para:
- Desenvolver a capacidade de descrever as personagens.
- Despertar a criatividade no contar e recontar da fábula.
- Estimular a reflexão sobre os atos das personagens.
- Identificar os ambientes citados na história.
- Expressar-se através de dramatização.
Duração das atividades
Aproximadamente 2 semanas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Antes de contar a história, o professor pode fazer uma abordagem acerca do que as crianças já conhecem, para assim poder elaborar suas atividades.
Estratégias e recursos da aula
Conto/Fantoches/Dramatização
1-Contagem do conto com uso de fantoches.
Preparar um ambiente em que a criança possa estar em contato com todos os momentos da roda da conversa. De preferência sentados em círculos. Dar oportunidade para que elas possam fazer suas colocações acerca da história.
2-A cada dia da recontagem, abordar uma atividade diferente,como as sugeridas em anexo.
PROJETO CHAPEUZINHO VERMELHO
O PROJETO SERÁ DESENVOLVIDO EM 5 DIAS OU MAIS , SE NECESSÁRIO, PARA POSSIBILITAR AO ALUNO A VIVÊNCIA COM OS PRINCIPAIS FATOS QUE OCORREM NA HISTÓRIA, ASSOCIANDO-OS COM FATOS DA VIDA REAL. COMO A MAIORIA DAS CRIANÇAS JÁ TEM CONHECIMENTO PRÉVIO SOBRE ELA, TORNA-SE MAIS FÁCIL EXPLORAR OUTROS OBJETIVOS ALÉM DE COMPREENDÊ-LA. ATRAVÉS DESTE PROJETO SERÁ POSSÍVEL ABORDAR E ESPERA-SE QUE A CRIANÇA FAÇA REFLEXÕES POSSÍVEIS ACERA DE VALORES COMO:
· OBEDIÊNCIA
· CUIDADO COM AS PESSOAS MAIS VELHAS
· CUIDADOS COM CONSELHOS DE ESTRANHOS
· AJUDA AO PRÓXIMO
TEMAS TRANSVERSAIS
Ética: Diálogo, respeito mútuo, responsabilidade, cooperação, organização, solidariedade. Trabalho coletivo, compartilhar descobertas. Pluralidade Cultural: Educação – Diferentes formas de transmissão de conhecimento: práticas educativas e educadores nas diferentes culturas; Cidadania: Direitos e deveres
1° DIA
CONTAR A HISTÓRIA UTILIZANDO FANTOCHES PARA QUE A CRIANÇA SEJA CAPAZ DE:
REALIZAR PINTURA COM O CAPUZ DA CHAPEUZINHO PARA EXPLORAR A COR VERMELHA.
FAZER OBSERVAÇÃO GERAL DAS PERSONAGENS.
METODOLOGIA: Roda da leitura, atividade visual, pintura.
2° DIA
RECONTAR A HISTÓRIA PARA QUE A CRIANÇA SEJA CAPAZ DE:
PERCEBER O LAÇO FAMILIAR DAS PERSONAGENS( MÃE, CHAPEUZINHO E AVÓ)
REALIZAR ATIVIDADES DE COORDENAÇÃO ATRAVÉS DE PONTILHADOS E CONECÇÃO DE PERSONAGENS.
METODOLOGIA: Roda da leitura, atividade de coordenação viso-motora, pintura.
3° DIA
RECONTAR A HISTÓRIA PARA QUE A CRIANÇA SEJA CAPAZ DE:
FAZER UMA REFLEXÃO DAS CACTERÍSTICAS DAS PERSONAGENS ( MODO DE VESTIR, O QUE FAZIAM E AS PERSONALIDADES BOAS OU MÁS)
REALIZAR AS ATIVIDADES COM RECORTE E COLAGEM DAS VESTIMENTAS.
METODOLOGIA:Roda da leitura, conversa informal sobre as roupas das personagens, mural para desenhar e escrever objetos e características das mesmas, atividade de recorte e colagem.
4° DIA
RECONTAR A HISTÓRIA PARA QUE A CRIANÇA SEJA CAPAZ DE :
PERCEBER QUAIS AS ATITUDES ERRADAS DE CHAPEUZINHO (DESOBEDIENCIA, ACREDITAR NUM DESCONHECIDO...DEIXAR QUE AS CRIANÇAS DÊEM SUA OPINIÃO)
OBSERVAR OS DESENHOS QUE APARECEM NA CENA (ATIVIDADE DE PERCEPÇÃO VISUAL)
METODOLOGIA: Conversa dirigida na roda de leitura, mural(árvores das boas ações), atividade de coordenação.
5° DIA
RECONTAR A HISTÓRIA PARA QUE A CRIANÇA SEJA CAPAZ DE:
CONTAR A HISTÓRIA COM AS PRÓPRIAS PALAVRAS.
PECEBER OS OBJETIVOS DE CADA PERSONAGEM.
METODOLOGIA:Uso de DVD, atividade mimeografada, apresentação informal da história através de diálogo.
SUGESTÃO:Confecção de um livrinho desenhado pelos próprios alunos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário