Projeto Nascimento de Jesus
Trabalhado na EMEF “Pedro Marques de Medeiros" com as turmas de Educação Infantil(Maternal, Pré I e Pré 2), este Projeto visa incentivar as crianças pela descoberta da história do Nascimento de Jesus numa linguagem peculiar a elas.
1° dia:
Objetivos | Ação Didática | Recursos | Avaliação |
Conhecer a história do nascimento de Jesus. | Contagem da história. Realização de roda de leitura com interação das crianças durante a contagem da história. Pintar atividade referente à história. | Roda de conversa. Fantoches. Atividade impressa. | Participação oral, pintura. |
2° dia:
Objetivos | Ação Didática | Recursos | Avaliação |
Saber da aliança de Deus com os homens. | Confecção de uma guirlanda para representar a aliança de Deus com a humanidade. | Tinta guache. Cartolina. Tesoura(para recortar) Cola. | Expressão oral da criança sobre esta aliança. Empenho durante a realização da atividade prática. |
Molha as mãozinhas das crianças na tinta guache e coloca-as para deixar a marca no papel. De preferência, pegar só a mão direita ou esquerda de todos. Fica mais legal. Depois o professor recorta-as e mota a guirlanda. Pode ser toda colorida.
3° dia:
Objetivos | Ação Didática | Recursos | Avaliação |
Conhecer melhor alguns personagens e o cenário da história. | Montar um presépio.(Permitir que as crianças rasguem a palha, usem a tinta, enfim, participem da realização de todas aas atividades.) | Fantoches. Palha, isopor, tinta guache, cola. | Empenho durante a realização da atividade. |
4° dia:
Objetivos | Ação Didática | Recursos | Avaliação |
Montar quebra-cabeça. Reconhecer e descrever a cena representada. | Montagem de quebra-cabeça. (Pra crianças menores as peças podem ser maiores.) | Quebra-cabeça. | Verificar a montagem correta do jogo. |
5° dia:
Objetivos | Ação Didática | Recursos | Avaliação |
Conhecer a história de Jesus através da música. | Cântico. Expressão corporal. | Música “Bate o Sino”. | Observar a expressão corporal. |
Se possível fazer cartaz com letra da música como no modelo anexo.
6° dia:
Objetivos | Ação Didática | Recursos | Avaliação |
Saber quais os presentes que os três Reis Magos levaram à Jesus. | Contagem da história. Confecção de moedas para representar o ouro. | Roda de leitura. Papelão, papel laminado dourado.(Cortar círculos no papelão do tamanho de moedas e entregar para as crianças enrolarem com lamindo.) | Demonstrar habilidade motora. |
Pode entregar as moedas para as crianças como lembranças, depois de contar a história.
7° dia
Objetivos | Ação Didática | Recursos | Avaliação |
Compreender como ocorre a festa e o Espírito de Natal entre as pessoas. | Assistir o filme. | Filme: O Natal do Shrek ou O Natal da Turma da Mônica. Uso de DVD. | Participação da roda de Conversa sobre o filme. |
8° dia:
Objetivos | Ação Didática | Recursos | Avaliação |
Conhecer mais do “Nascimento de Jesus” | Dramatizar a adoração dos Reis Magos. Confecção e uso de coroas de papel laminado. | Roda de leitura. Fantoches. Papel laminado. Coroas. Atividade impressa. | Participação oral, pintura. Encenação simbólica. |
9° dia:
Objetivos | Ação Didática | Recursos | Avaliação |
Compreender que foi criado por Deus. | Realizar a dinâmica do Espelho. | Dinâmica do Espelho. Espelho, caixa. | Participação e interação durante a realização da dinâmica. |
10° dia:
Objetivos | Ação Didática | Recursos | Avaliação |
Recontar com suas palavras a história do “nascimento de Jesus” | Contagem da história. Contar a história de acordo com a cena. Montagem de mural. | Roda de conversa. Cenas da história impressas. Mural. | Expressão oral. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário